domingo, 3 de abril de 2011

PEDAGOGIA HOSPITALAR..

Procuro divulgar o trabalho da Pedagogia Hospitalar como um atendimento escolar-hospitalar, onde as crianças que estão afastadas temporariamente da escola poderão dar continuidade a seus estudos no hospital ou em casa, e retornar a escola sem a perda das atividades e estudos decorrente deste período. 
Tenho como objetivo conscientizar, discutir e ampliar as idéias com os profissionais que trabalham na área hospitalar, na saúde e na educação, sobre a importância da pedagogia hospitalar, da nova função do profissional do Pedagogo, especialista em educação, habilitado para desenvolver um trabalho mediador e intercessor no auxilio de atividades ludo pedagógica às crianças e jovens em tratamento. 


Busco implantar nos hospitais atendimentos como: 
- Acompanhamento Pedagógico Domiciliar; 
- Acompanhamento Pedagógico Hospitalar. 
Procurando atender com eficiência e qualidade os serviços de atendimento educacional domiciliar para crianças e jovens que estão afastados da escola regular.

Minha principal finalidade é garantir uma melhor qualidade de vida e de proporcionar ao aluno e aluno/paciente, um aprendizado qualitativo, posso dizer que será um atendimento personalizado e individual, desenvolvido e planejado de acordo com as necessidades da criança, com conteúdos atividades adaptadas e realizadas de acordo com as condições do aluno-paciente.

Modalidade de atendimento escolar em domicilio, auxiliando as crianças e jovens a darem continuidade às atividades educacionais, mesmo estando afastados da escola regular.

Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se no emergencial e transitório do educando hospitalizado e fazendo com que interajam enfermos, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. 

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR

Atendimento Domiciliar:

É uma modalidade de atendimento escolar na qual uma série de procedimentos pedagógicos possa ser realizada dentro da casa do paciente que não necessite de hospitalização, mas que esteja afastado da escolar regular por alguma intervenção médica.

A quem se destina:Crianças e jovens em fase escolar.
Este atendimento será dado a todo aluno que se encontre afastado da escola regular, por tratamento de doenças consideradas como doenças de infância, tais comoCaxumba, Sarampo, Catapora, Rubéola, Coqueluche, Poliomielite, Meningite entre outras, ou que sofreram algum tipo de acidente e estejam impossibilitadosde se locomover.

Como funciona:
O atendimento poderá ser realizado através de contato telefonico, para agendamento e visita.
Será um serviço de atendimento pedagógico domiciliar para crianças e adolescentes que por ventura venham a sofre qualquer tipo de interferência nos estudos ou na aprendizagem escolar e tenha que se afastar da escola regular por um período de sete dias no mínimo.

PROCEDIMENTOS

A família que necessitar do serviço de atendimento, entrará em contato conosco, e agendará uma visita para fornecer as informações sobre a criança e o laudo médico, e informações escolares.

Um Pedagogo Hospitalar será encaminhado a residênci onde fará os agendamento, atividades e relatórios informativos e realizará o contato telefônico e posteriormente a visita a escola, para comunicação dos procedimentos escolares e informações referentes aos conteúdos que estão sendo trabalhados e as atividades a serem desenvolvidas.

Após alta hospitalar, é enviado relatório descritivo das atividades realizadas, bem como do seu desempenho, posturas adotadas, dificuldades apresentadas.

Um comentário:

  1. Foi gratificante essa informação em relação á esse atendimento, me ajudou muito na minha tese acadêmica que defendo no momento, que utilizarei essa informação e colocarei junto aos meus anexos. adoro o tema e com certeza se tivesse oportunidade de vivenciar um pouco do que ja tenho de informação ficaria imensamente feliz, mais minha cidade não tem implantado essa parceria, escola, secretaria de saúde e instituições acadêmicas.

    ResponderExcluir